top of page

Conheça um pouco de cada.

Apresentando o Windows 1.0

A Microsoft trabalha na primeira versão de um novo sistema operacional. Interface Manager é o codinome, considerado o nome final, mas Windows acaba sendo escolhido, pois descreve melhor as caixas ou "janelas" de computação que são fundamentais para o novo sistema. O Windows é anunciado em 1983, mas demora um pouco para ser desenvolvido. Os céticos o chamam de "vaporware" (software anunciado, mas nunca desenvolvido).

Em 20 de novembro de 1985, dois anos após o anúncio inicial, a Microsoft começa a vender o Windows 1.0. Agora, em vez de digitar comandos do MS-DOS, basta mover o mouse para apontar e clicar nas telas ou "janelas". Bill Gates afirma que "é um software único, projetado para aqueles que realmente usam computador".

Windows 2.0–2.11 — mais janelas, mais velocidade

Em 9 de dezembro de 1987, a Microsoft lança o Windows 2.0 com ícones de área de trabalho e memória expandida. Com maior suporte a gráficos, você pode sobrepor janelas, controlar o layout da tela e usar atalhos de teclado para agilizar seu trabalho. Alguns desenvolvedores de software escrevem seus primeiros programas baseados no Windows para este lançamento.

O Windows 2.0 foi desenvolvido para o processador Intel 286. Quando o processador Intel 386 é lançado, o Windows/386 vem logo em seguida, para aproveitar os recursos de memória estendida. As versões subsequentes do Windows continuam a melhorar a velocidade, a confiabilidade e a usabilidade do computador.

Windows 3.0

Em 22 de maio de 1990, a Microsoft anuncia o Windows 3.0, seguido rapidamente pelo Windows 3.1 em 1992. Juntos, eles vendem 10 milhões de cópias nos dois primeiros anos, tornando o Windows o sistema operacional mais usado até então. A dimensão do sucesso faz com que a Microsoft repense seus planos anteriores. A Memória Virtual melhora os gráficos visuais. Em 1990, o Windows começa a se parecer com as versões que viriam depois.

O Windows agora tem um desempenho significativamente melhor, gráficos avançados com 16 cores e ícones aperfeiçoados. Uma nova onda de computadores 386 ajuda a aumentar a popularidade do Windows 3.0. Com suporte total ao processador Intel 386, os programas se tornam perceptivelmente mais rápidos. O Gerenciador de Programas, o Gerenciador de Arquivos e o Gerenciador de Impressão chegam no Windows 3.0.

Windows 95 — o computador atinge a maioridade (e não se esqueça da Internet)

Em 24 de agosto de 1995, a Microsoft lança o Windows 95, estabelecendo um recorde de 7 milhões de cópias vendidas nas primeiras cinco semanas. É o lançamento da Microsoft com publicidade jamais vista. Os comerciais de televisão trazem os Rolling Stones cantando "Start Me Up" com imagens do novo botão Iniciar. O press release começa simplesmente dizendo: “Ele chegou.”

É a era do fax/modem, do email, do novo mundo online e dos incríveis jogos multimídia e softwares educacionais. O Windows 95 tem suporte integrado para Internet, rede de conexão discada e novos recursos Plug and Play que permitem instalar facilmente hardware e software. O sistema operacional de 32 bits também oferece multimídia aperfeiçoada, mais recursos de computação móvel e redes integradas.

Windows 98

Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 é a primeira versão do Windows projetada especificamente para os consumidores. Os computadores já são comuns no trabalho e em casa, e começam a surgir os cyber cafés com acesso à Internet. O Windows 98 é descrito como um sistema operacional que é “melhor para trabalhar e jogar”.

Com o Windows 98, você encontra as informações com mais facilidade tanto no computador quanto na Internet. Outras melhorias incluem a capacidade de abrir e fechar programas mais rapidamente, além do suporte para leitura de DVDs e dispositivos USB (barramento serial universal). Outro item que aparece nessa versão é a barra de Início rápido, que permite que você execute programas sem precisar navegar pelo menu Iniciar ou procurar por ele na área de trabalho.

Windows 2000 Professional

Mais do que apenas uma atualização do Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 Professional foi desenvolvido para substituir o Windows 95, o Windows 98 e o Windows NT Workstation 4.0 em todos os desktops e notebooks comerciais. Baseado no comprovado código do Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 traz grandes aperfeiçoamentos em estabilidade, facilidade de uso, compatibilidade com a Internet e suporte para computação móvel.

Entre outros aperfeiçoamentos, o Windows 2000 Professional simplifica a instalação de hardware adicionando suporte a uma ampla variedade de novos dispositivos de hardware Plug and Play, incluindo dispositivos de rede e sem fio avançados, dispositivos USB, IEEE 1394 e infravermelhos.

Windows XP — estável, prático e rápido

Em 25 de outubro de 2001, o Windows XP é lançado com um visual redesenhado, centrado na usabilidade, e um centro de serviços de Ajuda e Suporte unificado. O sistema está disponível em 25 idiomas. Desde a metade da década de 1970 até o lançamento do Windows XP, cerca de 1 bilhão de computadores foram vendidos no mundo inteiro.

Para a Microsoft, o Windows XP se tornará um de seus produtos mais vendidos nos anos seguintes. Ele é rápido e estável. Navegar pelo menu Iniciar, pela Barra de tarefas e pelo Painel de controle é uma experiência mais intuitiva. As pessoas estão mais conscientes sobre vírus de computador e hackers, mas, até certo ponto, os medos são acalmados com a entrega online de atualizações de segurança. Os clientes começam a compreender os avisos sobre anexos suspeitos e vírus. Há mais ênfase em Ajuda e Suporte.

Windows Vista — segurança inteligente

O Windows Vista é lançado em 2006 com o sistema de segurança mais forte já visto. O Controle de Conta de Usuário ajuda a evitar que programas potencialmente nocivos façam alterações no seu computador. No Windows Vista Ultimate, a Criptografia de Unidade de Disco BitLocker fornece melhor proteção de dados para seu computador à medida que as vendas de notebooks e as necessidades de segurança aumentam. O Windows Vista também apresenta melhorias no Windows Media Player, pois, cada vez mais, as pessoas passam a ver seus computadores como um local central de mídia digital. Nele, você pode assistir à televisão, exibir e enviar fotos e editar vídeos.

O Windows 7 apresenta o Windows Touch

O Windows 7 é lançado para o mundo sem fio no final da década de 2000. Os notebooks superam os desktops nas vendas, e torna-se comum a conexão à Internet em pontos de acesso públicos sem fio em cafeterias e em redes particulares domésticas.

O Windows 7 inclui novas maneiras de trabalhar com janelas, como os recursos de ajuste, espiada e tremulação, que melhoram a funcionalidade e tornam o uso da interface mais divertido. Ele também marca o início do Windows Touch, que permite aos usuários com tela sensível ao toque navegar pela Internet, ver fotos e abrir arquivos e pastas.

O Windows 7 apresenta o Windows Touch

O Windows 8 é um sistema operacional reinventado, desde o chipset até a experiência do usuário, e apresenta uma interface totalmente nova que funciona tanto com recurso touch como com um mouse e um teclado. Ele funciona como tablet para diversão e como computador completo para trabalho. O Windows 8 também inclui melhorias na familiar área de trabalho do Windows , com uma nova barra de tarefas e o gerenciamento otimizado de arquivos.

O Windows 8 apresenta uma tela Inicial com blocos que se conectam a pessoas, arquivos, aplicativos e sites. Os aplicativos são o destaque. Existe um novo local de onde se pode baixá-los, a Windows Store, posicionada logo na tela Inicial.

O Windows 8.1 amplia a visão do Windows 8

O Windows 8.1 amplia a visão do Windows 8 de fornecer uma poderosa coleção de aplicativos e conectividade em nuvem em ótimos dispositivos; é tudo o que as pessoas adoravam noWindows 8, ainda melhor.

O Windows 8.1 combina a visão da Microsoft de inovação com o feedback dos clientes sobre o Windows 8 para oferecer muitos aperfeiçoamentos e novos recursos: mais opções de personalização da tela Inicial que são sincronizadas em todos os dispositivos, a opção de inicializar diretamente na área de trabalho, a Pesquisa Inteligente Bing para que você possa encontrar o que procura no computador ou na Internet, um botão Iniciar para navegar entre a área de trabalho e a tela Inicial, além de opções mais flexíveis para exibir vários aplicativos ao mesmo tempo em uma ou em todas as telas. Há também vários novos aplicativos nativos, como o Bing Receitas e Bebidas e o Bing Saúde e Bem-estar, e ótimos utilitários, como Lista de Leitura, Calculadora e Alarmes. Muitos dos aplicativos fornecidos no Windows 8 estão de volta e ainda melhores, tornando sua experiência mais agradável desde o início.

Windows 10

O Windows 10 é familiar e fácil de usar, muito parecido com o Windows 7, incluindo o menu Iniciar. Ele é inicializado e retomado com rapidez, tem mais segurança interna para garantir a segurança e foi projetado para funcionar com o software e o hardware que você já tem.

Uma combinação dos pontos fortes do Windows 8 e do Windows 7.

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page